*Apresentam no citoplasma grânulos com alta afinidade pela eosina, um corante ácido utilizado nas colorações de Romanowsky.
*Citolpasma abundante rico em grânulos eosinofílicos.
*Núcleo de cromatina densa e bilobulado.
Caracterizado pela presença de grânulos grosseiros citoplasmáticos que se tingem com corantes básicos nas colorações usuais em cor purpúrea escura. O citoplasma abundante, róseo, rico em grânulos basofílicos. Núcleo multilobulado apresenta cromatina densa.
*Apresenta-se como uma célula de núcleo multilobulado de cromatina purpúrea escura e densa, cujos lóbulos são interligados por uma filamento de cromatina.
*O citoplasma é abundante, fracamente róseo, contendo fina granulação específica. A granulação azurófila perde a sua coloração escura neste estágio de maturação.
*Em um número reduzido de mulheres pode apresentar o corpúsculo de Barr, apêndice de cromatina que se une a um dos lobos do núcleo por um filamneto delicado.
*Tem de 7 a 10 micra de diâmetro. Relação N/C grande. Cromatina nuclear disposta em porções. Sem nucléolos e granulações no citoplasma.
*Tem cerca de 20 micra. Núcleo irregular com chanfraduras marcadas, citoplasma abundante, levemente basófilo, com contorno irregular.
*O citoplasma apresenta granulações finas, muito menos numerosas que a dos neutrófilos.
*É a maior célula do sangue circulante.